Teresa Rita Lopes

Fundación Ortega MuñozPoesía, SO2

TERESA RITA LOPES

TRES PoemAs

Faro, 1937


TOUTANKHAMON ENTRANDO NA ETERNIDADE

Na sua estátua funerária
                                                 Toutankhamon
entra pela eternidade adentro
                                                         com leve passo
firme
                              Cresceu nesse limiar
como os Kourós gregos
                                            A morte desfraldou
o corpo tolhido pela vida
                                               Ei-lo a elevar-se
como a chama duma vela
                                                        Assim dentro do mar
liberto do peso de viver
                                                  nosso corpo caminha
como se voasse


MONÓLOGO DA CIGANA, DE DOUANIER ROUSSEAU

Chegou a altura de conviver com os meus amores
como feras mansas
                                      mas não domesticadas isso não
não quero ser o domador de chicote em riste
                                                                                          quero tão só tocar
com o olhar a música que os exprime
                                                                        que faz desabrochar
ao luar o seu sorriso
                                       ou desferir ao sol sua mais funda chispa
Que venham
                         enfim
                                     em paz
e me deixem depois
                                       sozinha e plena


A MENINA COM UM PASSARINHO MORTO

(de um pintor anónimo do século XV, dos Países Baixos)

Que requiem poderá conter a mágoa do olhar desta menina
com um passarinho morto nas mãos?
                                                                                                        No fundo do lago dorido
dos seus olhos o quieto tormento adulto de quem ama o que morreu
irremediavelmente
                                      É com certeza o primeiro morto da sua vida
Por isso o seu olhar de um azul lancinante cresceu de repente
                                                                                                                               e ficou
da idade e do tamanho do de todas as mulheres que recebem um morto
amor no regaço


HOMENAGEM A JERÓNIMO BOSH

De onde saem e se expandem os deuses os demónios
os monstros que engendram o teu universo
                                                                                      útero transparente
bexiga azul
                        e desse líquido amniótico se sustentam?
De onde surgem as fantásticas hastes de paisagens submersas
as pérolas que flutuam
                                               astros nados mortos
                                                                                       os peixes sonâmbulos
as algas carnívoras
                                       os pássaros anfíbios
                                                                               as palpitantes fosforescências
de águas prenhas?
                                   E por fora deste ventre
                                                                                outro
                                                                                              concêntrico:
o abismo circundante


O PAR, DE REMBRANDT, EM AMESTERDÃO

Amor é assim
                         uma mão alcança o ombro dela
e fica
            e reconhece aí o seu justo lugar
                                                                           Outra mão pousa
sobre um seio
                                               não para abarcar para dizer “é meu”
mas “é aqui”
                          No amor as mãos sabem de olhos fechados
o caminho
                       No amor é assim:
                                                           os olhos e as mãos seguem caminhos
diferentes que vão dar ao mesmo sítio
                                                                            No amor é como aqui:
os olhos e as mãos respiram ao mesmo ritmo
                                                                                           e suspendem-se
a ouvir o marulho subterrâneo do sangue
                                                                                   E então
ao posar-se sobre um seio votado à morte
                                                                                   a mão passa
para o outro lado do tempo
                                                       lá onde o mar soa mais fundo
e todos os corpos perdem os seus limites


ENCONTRO COM VELHOS AMIGOS

num museu de Whashington

                                              1
                                     As meninas
                                                               de Renoir
Parar
à sombra do olhar
das Meninas
                          de Renoir
Pedir
primeiro
à mais pequena
a que tem um regador
para me deixar cheirar
a flor
              que tem na mão
                                                e desfolhar
                                                 o malmequer
                                                 do seu sorriso
Pedir
depois o arco
à dos cabelos castanhos
                                                e correr por aí fora
                                                  enquanto houver jardim
Pedir
a seguir
à mais crescida
para me dar a mão
                                        e ensinar
                                        meus gestos
                                        a voar
e meus olhos
a contemplar
o ar
              como se o vissem
E envolver por fim
num só abraço
as três meninas
                               quem sabe lá
                               se três lembranças
                               de mim

                                                   2
                         Os auto-retratos de Rembrant

Como quem faz um diário
                                                    Rembrant
foi pintando durante a vida sessenta auto-retratos

Ruga
           a
ruga
fixou
o declinar
do seu olhar

São nítidos os retratos alheios
jamais os seus
                              sempre através duma névoa
                              se velava
                              aos seus próprios olhos
                               semicerrados
                                                          para se ver
                                                           ao longe


NO PRADO, PASTANDO IMAGENS

1
Antonello de Messina: “Cristo morto sustido por um anjo”
Cristo                                              
abandonando                            
a vida                                           
          entregando-se
               nos braços           
nas asas
          de um último
suspiro   
seu moreno                              
suor                                            
cheirando                                  
ainda                                          


2
Patinir

Descobrir                                    
Patinir                                         
                meu amigo
                                           há mais de cinco séculos
meu cúmplice                         
meu arrepio                             
meu guia                                 
                     para um país
                      de vidro azul
                    sobrevoado
                   em sonhos
recuperável                             
talvez                                       
quando abalar                      
da vida